REGULAMENTO E NORMAS DE PUBLICAÇÃO da Revista IMAGINAR

 1.1 

Art.1º - A  Revista  Imaginar é Propriedade da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual- APECV

§01. A  Revista  Imaginar visa a divulgação de teoria e prática sobre educação artística, focando especialmente as artes visuais

§02. O Comité Editorial e o Conselho Científico compõem a Comissão de Trabalhos.

Art. 2º - A revista será editada, no mínimo, uma vez por ano.

Art.3º - A revista está está registada com o ISSN 1646-6845 e com o número de registo de depósito legal 25344/88.

 1.2 

Art. 4º - O editor responsável é o Comité Editorial.

Art. 5º - O Comité Editorial é composto exclusivamente por membros da APECV .

§01: o Comité Editorial é designado por um grupo de trabalho, constituído para o efeito e reunido em reunião da Direção da  APECV

§02: qualquer membro da APECV poderá propor ou ser proposto para integrar o Comité Editorial, cabendo sempre a decisão final sobre a composição do Comité ao referido grupo de trabalho;

§03: a renovação de seus membros será, preferencialmente, a cada três (3) anos, porém não é vetada a permanência dos membros, cabendo essa decisão ao referido grupo de trabalho;

 

Art. 7º - Compete ao Conselho Científico avaliar e revisar cientificamente todo o material encaminhado para publicação, dando pareceres sobre a aprovação, ou não, do material, nos seguintes termos:

§01: Todos os trabalhos enviados devem ser avaliados por 2 (dois) ou 3 (três) membros do referido conselho.

§02: Os membros do conselho devem esclarecer, em detalhe, os motivos da aceitação ou recusa. No segundo caso, devem indicar onde se encontram os problemas do trabalho e o que pode ser feito para que atenda aos requisitos de aprovação. Para tanto devem preencher de forma clara o formulário de pareceres, sendo um para cada trabalho.

§03: Um trabalho é considerado aprovado quando tem parecer positivo e não condicionado de um mínimo de dois dos membros do Conselho Científico que fizeram a avaliação.

§04: Todos os autores dos trabalhos recebem cópias não identificadas dos pareceres recebidos.

§05: Os autores podem pedir revisão dos pareceres no caso de discordarem dos pareceres recebidos, mediante encaminhamento de solicitação formal, por escrito, endereçada ao Comité Editorial, formulando uma argumentação consistente para o questionamento.

§06: Os membros do Conselho Científico têm o dever de responder aos questionamentos sobre seus pareceres, sendo salvaguardada a sua decisão quanto à alteração ou não do parecer já emitido.

§07: Todo o processo de selecção é feito de forma anónima, tanto dos autores como dos membros do Conselho Científico.

§08: Os trabalhos serão avaliados, em pesos iguais, pelos critérios de:

  1. Relevância;
  2. Pertinência
  3. Coerência

Art. 8º - Compete ao Comité Editorial cumprir e fazer cumprir este regulamento bem como todos os procedimentos nele previstos.

Art. 9º - O Conselho Científico não terá número de membros definidos e será composto por especialistas das áreas de conhecimento contempladas pela publicação, representativos de conjunto dos países e das línguas oficias da Rede.

Art. 10º - Os trabalhos serão publicados em ordem cronológica de recebimento, de acordo com sua aprovação, excepto quando, por decisão da Comissão de Trabalhos, esteja em preparação um número temático ou monográfico.

Art. 11º - A data de recebimento do artigo a ser considerada, para fins de ordenação de publicação, é a data de submissão do artigo.

Art. 12º - Todos os trabalhos enviados para publicação deverão trazer endereço electrónico do autor principal, sendo essa a principal via de comunicação entre o Comité Editorial e o(s) autor(es). No caso de mais de um autor deverá ser expressamente indicado o autor responsável pela publicação.

Art. 13º - A primeira versão aprovada e revista pela Comissão de Trabalhos será conferida pelo autor que deve manifestar aprovação por escrito da mesma, através do documento de Consentimento de publicação e transferência de direitos de autor.

Art. 14º - É proibida a reprodução, no todo ou em parte, de trabalhos publicados na InVisibilidades – Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes, sem prévia autorização da Comissão de Trabalhos, sendo apenas permitida a reprodução de resumos com a devida citação da fonte.

Art. 15º - Os artigos poderão ser enviados a qualquer momento, estando a chamada de trabalhos aberta em permanência  por correio eletrónico para apecvisual@gmail.com 

Art. 16º - A organização e revisão do material a ser publicado compete à Comissão de Trabalhos.

Art. 17º - Nenhum trabalho poderá ser corrigido pelo(s) autor(es) após ter sido publicado. Neste caso os autores poderão propor a publicação de um artigo de actualização, caso haja novo conhecimento científico e/ou artístico que o justifique.

Art. 18º - Ao enviarem seus trabalhos para avaliação o(s) autor(es) assume(m) que está(ão) de acordo com o presente regulamento.

Art. 19º - Todas as situações omissas neste regulamento, e sobre as quais seja pedido um esclarecimento por escrito ao Comité Editorial, serão decididas pela Comissão de Trabalhos. As decisões tomadas serão integradas numa próxima revisão deste regulamento.

 

2. NORMAS DE PUBLICAÇÃO

 2.1 ORIENTAÇÕES GERAIS

Os artigos devem ser redigidos (em Word ou similar) na ortografia oficial do idioma escolhido e em espaço duplo, justificado, não hifenizado. Devem estar em folhas tamanho (A4), com letras Arial corpo 12, com margens de 2,5 cm acima, abaixo e à direita e 3 cm à esquerda e numeradas em algarismos arábicos no canto inferior direito.

O envio deverá ser feito, exclusivamente, através do endereço:  apecv@apecv.pt

 2.2 CHAMADA DE TRABALHOS (Call for papers)

De acordo com o art.º 15 do Regulamento, a chamada de trabalhos para a revista Imaginar  está aberta em permanência, ou seja, em qualquer momento poderá submeter as suas propostas de publicação para qualquer um dos tipos de artigos aceites, seguindo as normas aqui definidas

 2.3 FOLHA DE ROSTO (IDENTIFICAÇÃO)

A folha de rosto deverá conter:

  1. Título e subtítulo; 
  2. Resumo e Palavras-chave (ver ponto 2.6).

IMPORTANTE: Em nenhuma página do seu manuscrito deve estar escrito o(s) nome(s) do(s) autor(es), de modo a assegurar uma revisão cega por pares.

2.4 CORPO DO TRABALHO

A organização da estrutura do texto é da responsabilidade do autor, devendo este adoptar sempre uma estrutura que se caracterize por uma clara organização de ideias, reflectindo a natureza do trabalho que deu origem ao artigo.

Contudo, os autores deverão atender a uma estrutura base, em qualquer um dos diferentes tipos de artigo (referidos no ponto 2.1):

  1. Resumo e palavras-chave (na folha de rosto – ver pontos 2.4 e 2.6)
  2. Introdução (deve ser tão curta quanto possível, enquadrando a natureza do artigo)
  3. Desenvolvimento (deverá ter capítulos e subcapítulos sendo a sua organização da responsabilidade do autor – seguir normas de publicação)
  4. Conclusão

 2.5 RESUMO E PALAVRAS-CHAVE

Resumo – até 250 palavras, em português ou língua original  e inglês.

Palavras-chave – até 5, em português ou língua original e inglês.

As palavras-chave devem vir logo a seguir ao resumo em cada uma das línguas.

 2.6 IMAGENS (FOTOGRAFIAS, DESENHOS, GRÁFICOS)

As imagens deverão vir logo após as referências feitas a elas no texto e devem ser numeradas em ordem consecutiva, na ordem do texto, e devidamente legendadas

Devem estar em baixa resolução (72 dpi), em formato .jpg.

OBS: somente após a aprovação do trabalho e como condição de publicação, devem ser encaminhadas imagens em alta definição (300 dpi), em formato .tiff. ou jpg

2.7 TABELAS E QUADROS

As tabelas também devem ser incluídas no mesmo arquivo, logo após as referências (numeradas em ordem consecutiva, na ordem do texto) devem ter título breve.

OBS: A estrutura da tabela deve ser simples (apenas com os limites exteriores, linhas e colunas), sendo de evitar divisões internas e linhas diagonais).

 2.8 NOTAS DE RODAPÉ

Poderá incluir notas de rodapé, na mesma página em que são referenciadas no texto, tamanho 10, letra Arial, espaço simples. Siga as normas de formatação e de referenciação bibliográfica.

 2.9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.

Devem estar de acordo com as Normas APA (American Psychological Association), que podem ser obtidas em: http://www.apastyle.org/, ou uma versão simplificada em www.ua.pt/sbidm/biblioteca/ReadObject.aspx?obj=15300

Informação para a lista de Referências

1. Na referência bibliográfica utiliza-se o “&” sempre que a obra tem mais do que um autor.

2. Usa-se a p. ou pp. para indicação de páginas nos artigos de publicações periódicas, mas não se usam os prefixos vol. e nº especialmente em revistas. Estas abreviaturas são apenas usadas em enciclopédias ou capítulos de livros, como se pode verificar nos exemplos abaixo:

a)- Capítulo de um livro:

Ex. Labajo, J. (2003). Body and voice: The construction of gender in flamenco. In T. Magrini (Ed.), Music and gender: perspectives from the Mediterranean (pp. 67-86). Chicago: University of Chicago Press.

b)- Enciclopédia

Sadie, S., & Tyrrell, J. (Eds.). (2002). The new Grove dictionary of music and musicians (2nd ed.,Vols. 1-29). New York: Grove

3. Sempre que o artigo electrónico disponha de um identificador do objecto digital - DOI, o estilo APA, recomenda que este seja referido. O DOI não é uma ligação estável ao artigo digital. Este é constituído por um código alfanúmerico longo, que geralmente se encontra na primeira página do artigo. Nos casos em que não existe DOI, coloca-se o URL.

4. A lista de referências bibliográficas é organizada alfabeticamente pelo último nome do autor. Nos casos em que não há autor, as referências são colocadas alfabeticamente pelo título na mesma lista.

2.10 ASSEGURAR UMA REVISÃO CEGA DAS PROPOSTAS

Para assegurar a integridade da revisão por pares cega os autores devem tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a sua identidade Isto exige que tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento devem excluir do texto os seus nomes, substituindo-os por "Autor", mesmo em citações, referências bibliográficas no texto e/ou notas de rodapé;
  2. No manuscrito enviado (em formato Word ou similiar) a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento.