'Entre Design, Educação, e Sociedade' 

 

Em Outubro de 2013 a APECV levou ao Lisboa Design Show várias atividades, das quais detacamos a conferência 'Entre Design, Educação, e Sociedade'  e o prémio jovem Designer ( Este Concurso foi Patrocinado pela FABER- CASTELL) 

O seminário foi  integrado no Concurso APECV de arte e multimédia para jovens sobre o tema 'Arte e Ciência' e no projeto internacional Eksperimenta! 2014 Art & Science.

 

Eksperimenta! 2014 Art & Science.

Annely Köster

Nesta palestra a coordenadora da segunda trienal de arte para jovens Eksperimenta! irá explicar o projecto da trienal para 2014 Art & Science que tem como tema a arte e a ciência, e irá realizar-se em Novembro de 2014 em Talin na Estónia. Eksperimenta! pretende oferecer uma plataforma de cooperação para jovens, educadores artísticos, professores de artes, curadores e cientistas através de exposições e de laboratórios de inovação e experimentação.

Annely Köster é professora da Academia Estoniana de Artes, com formação em psicologia e administração escolar, tem desenvolvido projetos de curadoria, em educação/artes e comunicação.

 

Uma viagem artística pelas células

Tiago Carneiro

Sinopse: Realizar experiências em laboratório é muito semelhante a cozinhar receitas na cozinha: os ingredientes fundamentais são uma boa dose de criatividade e muita paixão! E é aqui que a ciência é uma arte e também pode dar origem a arte nas lindas imagens que se conseguem com os nossos microscópios.

Tiago Carneiro é Diretor de biossegurança no Instituto Gulbenkian de Ciência em Oeiras. Desenvolve investigação na área do cancro estudando os mecanismos que protegem as células normais, prevenindo-as de se tornarem células tumorais.

 

 

ARTENAUTAS DE CIÊNCIA: UM PROJETO CRIADOR DE EDUCAÇÃO

Amílcar Martins

Sinopse: Num momento de forte tendência para a fragmentação e para o esvaziamento do papel das artes nos processos educacionais, propomo-nos o desafio de mapear uma outra viagem formativa: a do resgate da dimensão holística, integrada e criadora da educação, na busca da formação de perfis humanos com o adn de ArteNautas de Ciência.

Amílcar Martins é é professor na Universidade Aberta de Lisboa, coordenador do Mestrado em Arte e Educação da Universidade Aberta; investigador no CIAC - Centro de Investigação em Arte e Comunicação (Grupo de Arte Computacional e Medias Criativos). Interessa-se pela arte e educação; expressão dramática e teatro; dança e música; iconografia artística digital; narrativas e contação de histórias; literatura (de/para) crianças; intervenção artística e relações interculturais.

 

Mesa Redonda : ENTRE ARTE E CIÊNCIA: fronteira entre arte e ciência, pontos de contacto e de permeabilidade entre cientistas e artistas; cruzamentos entre imagens do mundo objetivo das ciências exatas e imagens do mundo subjetivo da arte.

Com Adérito Fernandes Marcos; Teresa Torres de Eça; Marta Ornelas e Isabel Trindade

Adérito Fernandes Marcos é professor na Universidade Aberta de Lisboa, Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) – UA. Coordenador do Doutoramento em Média-Arte Digital (http://dmad.dcet.uab.pt). .Teresa Torres  da International Society for Education Through Art InSEA (http://www.insea.org/), Marta Ornelas é investigadora no Centro de Estudos da Migrações e Relações Interculturais (CEMRI). da Universidade Aberta e Isabel Trindade é Vice Presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual –APECV (www.apecv.pt).

 

Intervenção: OS ESPACIALISTAS

Os Espacialistas é um projecto laboratorial de investigação teórica e prática das ligações entre Arte e Arquitectura com início de actividade em 2008.

Substituem o lápis pela máquina fotográfica, enquanto dispositivo de desenho, de pensamento, de percepção e de diagnóstico do espaço natural e construído, cujas acções são reguladas pelo Diário do Espacialista e auxiliadas pelo “Kit Espacialista Por/táctil” que transportam consigo.

É constituído por Luís Maria Baptista, João Cerdeira, Diogo Castro Guimarães e Sérgio Serol, todos com formação em Arquitectura.

Entre os trabalhos realizados destacam-se: Projectos de Arquitectura, exposições de fotografia, vídeos, instalações, espaços cénicos, performances, colaborações literárias, ilustrações fotográficas, oficinas, seminários e publicações.

Share this post

Leave a comment

Filtered HTML

  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.