Processo de Revisão por Pares

Art. 5º - A edição da revista é da responsabilidade do Comité Editorial.

Art. 6º - O Comité Editorial é composto exclusivamente por membros da Rede Ibero-Americana de Educação Artística, representando, na medida do possível, o conjunto dos países e das línguas oficias da Rede.

§01: O Comité Editorial é designado por um grupo de trabalho, constituído para o efeito e reunido em congresso da Rede, depois de auscultado o plenário do congresso;

§02: Qualquer membro da Rede poderá propor ou ser proposto para integrar o Comité Editorial, cabendo sempre a decisão final sobre a composição do Comité ao referido grupo de trabalho;

§03: A renovação de seus membros será, preferencialmente, a cada três (3) anos, porém não é vetada a permanência dos membros, cabendo essa decisão ao referido grupo de trabalho;

Art. 7º - Compete ao Conselho Científico avaliar e revisar cientificamente todo o material encaminhado para publicação, dando pareceres sobre a aprovação, ou não, do material, nos seguintes termos:

§01: Todos os trabalhos enviados devem ser avaliados por dois membros do referido conselho em regime de revisão cega por pares.

§02: Os membros do conselho devem esclarecer, em detalhe, os motivos da aceitação ou recusa. No segundo caso, devem indicar onde se encontram os problemas do trabalho e o que pode ser feito para que atenda aos requisitos de aprovação. Para tanto devem preencher de forma clara o formulário de pareceres, sendo um para cada trabalho.

§03: Um trabalho é considerado aprovado quando tem parecer positivo e não condicionado dos dois membros do Conselho Científico que fizeram a avaliação. Em caso de avaliações opostas será pedida uma terceira avaliação a um outro membro do Conselho Científico.

§04: O autor de cada trabalho recebe cópias não identificadas dos pareceres recebidos. No caso de trabalhos em co-autoria será o autor responsável a receber os pareceres.

§05: Os autores podem pedir revisão dos pareceres no caso de discordarem dos pareceres recebidos, mediante encaminhamento de solicitação formal, por escrito, endereçada ao Comité Editorial, formulando uma argumentação consistente para o questionamento.

§06: Os membros do Conselho Científico têm o dever de responder aos questionamentos sobre seus pareceres, sendo salvaguardada a sua decisão quanto à alteração ou não do parecer já emitido.

§07: Os trabalhos deverão ser originais e inéditos e serão avaliados, em pesos iguais, pelos critérios de relevância e pertinência dentro da sua área.

Art. 8º - Compete ao Comité Editorial cumprir e fazer cumprir este regulamento bem como todos os procedimentos nele previstos.

Art. 9º - O Conselho Científico não terá número de membros definidos e será composto por especialistas das áreas de conhecimento contempladas pela publicação, representativos de conjunto dos países e das línguas oficias da Rede.

Art. 10º - Os trabalhos serão publicados em ordem cronológica de recebimento, de acordo com sua aprovação, excepto quando esteja em preparação um número temático ou monográfico.

Art. 11º - A data de recebimento do artigo a ser considerada, para fins de ordenação de publicação, é a data de submissão do artigo.

Art. 12º - A submissão de trabalho é unicamente feita através da plataforma disponível em http://invisibilidades.apecv.pt e cada trabalho ficará sempre associado a um autor principal, mesmo em caso de co-autoria, que será o responsável pelo manuscrito e com quem o Comité Editorial contactará, sempre através de e-mail.

Art. 13º - No momento da submissão do seu manuscrito o autor deverá a aceitar a Declaração de Direitos de Autor, caso esteja de acordo com ela, pois esse procedimento faz parte integrante do processo de submissão. Se não concordar com esta declaração não deverá submeter o seu manuscrito.

Art. 14º - Os artigos poderão ser enviados a qualquer momento, estando a chamada de trabalhos aberta em permanência.

Art. 15º - A organização e revisão do material a ser publicado compete ao Comité Editorial

Art. 16º - Nenhum trabalho poderá ser corrigido ou atualizado pelo(s) autor(es) após ter sido publicado.

Art. 18º - Ao enviarem seus trabalhos para avaliação o(s) autor(es) assume(m) que está(ão) de acordo com o presente regulamento.

Art. 19º - Todas as situações omissas neste regulamento, e sobre as quais seja pedido um esclarecimento por escrito ao Comité Editorial, serão decididas pela Comissão de Trabalhos. As decisões tomadas serão integradas numa próxima revisão deste regulamento.