Técnicas artísticas experimentais para produção artística contemporânea

Registo: CCPFC/ACC-100089/18, Nº de horas acreditadas: 12,
Modalidade: Curso de Formação, Destinado a: Professores dos Grupos 240 e 600)

Preço Associados; 35 Euros/ Não Associados 60 Euros

Lisboa, Março 2018

Formadora: Marta Ornelas

inscricões: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8ZxGwbtupVy1_g0muOM7PBmV4zyQd...

 

Razões justificativas da acção e a sua inserção no plano de actividades da entidade proponente
A arte contemporânea é utilizada como forma de representação cultural e utiliza, muitas vezes, método s, técnicas e
suportes não-convencionais. Trata-se de uma área em permanente desafio com o que é tradicional, interpretando e reinterpretando
o mundo de forma aberta, permitindo o debate e o questionamento. A arte contemporânea encontra-se em
constante desenvolvimento e produção e não se pode considerar um movimento artístico, mas sim uma multiplicidade de
manifestações, nas quais se multiplica o vocabulário utilizado, a uma velocidade significativa. É fundamental encarar a
arte contemporânea como um importante instrumento para abordar temas importantes da sociedade em que vivemos,
podendo, portanto, constituir um meio de excelência para indagação e debate.

 

Objectivos a atingir
- Dotar os professore s de vocabulário específico da arte contemporânea e do conhecimento da obra de diversos artistas
que permitam uma aproximação dos professores à arte contemporânea.
- Incentivar os professores à dinamização de produções artísticas contem porâneas como propostas multimodais de
construção de conhecimento.
- Explorar técnicas que possib ilitem a produção artística contemporânea como processo de aprendizagem transversal a
várias disciplinas.
- Motivar os educa dores e professores para que conduzam processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, ou
seja, o questionamento, possibilitando o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa.

 

Conteúdos da acção
- a produção artística c ontemporânea: apresentação de conceitos da arte contemporânea e do trabalho de alguns artistas
contemporâneos, como Lourdes Castro, Maria José Aguiar, Helena Almeida, Vasco Araújo, Lucia Koch, Vik Muniz, Beatriz
Milhazes, Vanyu Krastev, Sharon Lockhart, Louise Bourgeois, Christian Marclay... (1h)
- experimentação de técnicas de produção artística contemporânea (9h)
- apresentação de resultados (2h)
Metodologias de realização da acção
Sessões teóricas (3h): a primeira de intr odução; a segunda para reflectir sobre o processo e a última para avaliar os
resultados.
Sessões pr áticas de trabalho individual e de grupo (9h): experimentação de técnicas artísticas contemporâneas com vista
à produção de uma obra artística.

 

Regime de avaliação dos formandos
Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso. De acordo com o regulamento interno do
CFANAPECV do sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os
seguintes: 1) assiduidade; 2) trabalho realizado; 3) participação; 4) relatório individual.

 

Bibliografia fundamental
Oliveira, M. (2015). Arte Contemporânea para uma Pedagogia Crítica. Porto: APECV . ISBN: 978-989-99073-4-8
Disponível em https://issuu.com/apecvportugal/docs/a_arte_contempor__nea_para_uma_peda
Pantelic, K. (2016).
Saldanha, A. & Torres de Eça, T. (2016). Artes Visuais na Educação. Viseu: Edições APECV, ISBN : 978-989-99073-1-7
Disponível em http://www.apecv.pt/APECVPublications/ebook_apecv.pdf

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