Expressão artística como processo transversal de conhecimento

Registo: CCPFC/ACC-100085/18, Nº de horas acreditadas: 12,
Modalidade: Curso de Formação, Destinado a: Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico

Lisboa

Formadora: Marta Ornelas
inscricões: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8ZxGwbtupVy1_g0muOM7PBmV4zyQd...

 

A expressão artística contemporânea permite a produção de conhecimento sobre questões do presente, como a identidade, a cidadania, a sustentabilidade, ou outras igualmente pertinentes. Ao conhecer materiais, técnicas e processos de artistas modernos e contemporâneos, os educadores e professores poderão optar pela utilização de metodologias com os seus alunos que vão ao encontro dos temas e preocupações da educação artística actual, encorajando a participação colaborativa e activa dos alunos na construção de uma cidadania crítica e transformadora.
Neste curso exploram-se materiais, técnicas e processos de criação artística que visam o potencial crítico, activo e participativo dos formandos, compreendendo que a arte é transversal a todas as áreas do conhecimento, em modelos que podem ser replicados em contexto de aula.

 

Objectivos: - Incentivar os educadores e professores a utilizarem métodos de trabalho que permitam não só o conhecimento de obras de arte como património da humanidade, mas também a releitura dessas obras como processo de conhecimento.
- Explorar técnicas que possibilitem a criação artística como processo de aprendizagem transversal a várias disciplinas.
- Motivar os educadores e professores para que conduzam processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, ou seja, o questionamento, possibilitando o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa.

- Quebrar alguns mitos sobre a arte, através do conhecimento de propostas de expressão artística contemporânea como processos transversais de conhecimento.

 

Conteúdos

- introdução à arte moderna e contemporânea: artistas, técnicas e processos. Breve abordagem à obra dos artistas portugueses Aurélia de Sousa, Sarah Afonso, Abel Manta, Graça Morais, Paula Rego, Helena Almeida, Carla Cabanas, João Pedro Vale, Artur Bordalo, Diogo Machado e Ângela Ferreira, que evocam (ou evocaram) pressupostos do quotidiano, tais como preocupações sociais, políticas e ambientais, universos íntimos e territórios identitários (1h)
- experimentação de técnicas de expressão artística: collage, pintura expressiva com materiais não convencionais, frottage, fotografia - cada formando poderá optar pela experimentação de uma ou mais técnicas (3h)
- metodologias de criação artística como processos transversais de aprendizagem, descoberta, questionamento e partilha (6h)
- apresentação de resultados (2h)

 

Metodologia

O curso será conduzido pela dupla Formador- artista. Cada sessão do  curso terá a colaboração de um artista do campo da ilustração.  
Sessões teóricas (3h) :   a primeira de introdução ; a segunda para reflectir sobre o processo e a última para avaliar os resultados 
Sessões teórico-praticas em grupos de trabalho (9h) : Teoria e pratica unem-se - no fazer  compreendem-se os conceitos, aprrende-se o método, reflecte-se sobre a ilustração e os processos de publicação e de como eles se podem aplicar no contexto da sala de aula nas diversas disciplinas.

 

Avaliação 

Relatório, participação e trabalhos realizados durante o curso individuais ou em grupo. De acordo com o regulamento interno do CFANAPECV do sistema de avaliação dos formandos docentes a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: 1)assiduidade; 2) trabalho realizado; 3) participação; 4) relatório individual.

 

Biblio

Aguirre, I. (2005). Teorías y prácticas en educación artistíca. Barcelona: Octaedro.

Efland, A.; Freedman, K. e Stuhr, P. Postmodern Art Education: An Approach to Curriculum. (1996). Reston, VA: National Art Education.

Oliveira, M. (2017). A Educação Artística para o desenvolvimento da Cidadania: atividades integradoras para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Viseu: Edições APECV.Disponível em http://www.apecv.pt//APECVPublications/Oliveiramonica2017edartAPECVed.pdf

Saldanha, A. & Torres de Eça, T. (2016). Artes Visuais na Educação. Viseu: Edições APECV, ISBN : 978-989-99073-1-7 Disponível em http://www.apecv.pt/APECVPublications/ebook_apecv.pdf

Share this post