sobre

About

Todos os anos a APECV realiza o seu encontro anual em diferentes cidades Portuguesas . Os encontros são sempre lugares onde investigadores e professores das áreas da educação artística apresentam teorias e práticas e partilham ideias e projetos.

Este ano o Encontro Anual da APECV integra o 2º Congresso da Rede Ibero Americana de Educação Artística - RIAEA. Como uma das organizações fundadoras desta rede, a APECV realizou em 2008 o seu 1º Congresso no Instituto Politécnico de Beja, que teve uma participação de 300 pessoas de Portugal e de vários países da América Latina. Em 2014 a APECV pretende reforçar o seu papel instigador de dinâmicas que entrelaçam as vertentes teórico práticas na educação artística, de um ponto de vista multidisciplinar.

ENCONTRO: Agrupamento de Escolas João Meira
Rua Calouste Gulbenkian - Guimarães

 

tema

Tema: Artes, Educação e Comunidade
Os tópicos a debater durante o Congresso serão:
-Artes, Educação e Comunidade: este tópico incidirá em projetos e experiências de artes e de educação artística socialmente comprometidos em contextos de educação não formal e informal;
- Artes Visuais na Educação: práticas que demonstrem o papel crucial da educação artística e da educação através das artes visuais na educação formal;
- Artes e Educação para a sustentabilidade: neste tópico incluiremos debates, projetos e experiências que de algum modo demonstrem os benefícios de abordagens baseadas nas artes que promovam a educação ambiental e para a sustentabilidade em geral.
- Artes em Movimento (multimédia): neste tópico pretendemos debater as questões que se ligam à compreensão crítica, manuseamento e transformação de imagens produzidas por tecnologias multimodais e digitais.
- Educação Artística nos vários níveis ( primeira infância; infância, adolescência, adultos, terceira idade)
- Formação inicial de Educadores e professores de educação artística.
- Práticas transdisciplinares: neste tópico terão lugar todas as práticas que cruzam fronteiras permeáveis das disciplinas artísticas e as quais se torna difícil situar dentro do espartilho disciplinar. Pretende-se apresentar e discutir práticas, ocorridas nos diversos contextos de aprendizagem, que se ocupem do conhecimento como um todo.

 

O Congresso terá duas vertentes, uma física, a realizar na cidade de Guimarães, e outra virtual, a realizar na Internet através de fóruns participativos. A vertente virtual assegurará a todos a possibilidade de participarem.
O formato do congresso terá:
- Simpósios
- Mesas redondas;
- Grupos de debate no evento em Guimarães onde os participantes podem apresentar sucintamente (em 10 minutos) as suas ideias e experiências para depois se debaterem em grupo;
- Fóruns virtuais onde os participantes podem apresentar uma comunicação digital ou vídeo com as suas ideias e experiências para depois se debaterem em grupo ;
- Posters em papel;
- Posters virtuais ou vídeos (no site do Congresso);
- Workshops que poderão ser do tipo oficina prática, onde os participantes desenvolvem experiências pedagógicas, ou do tipo performances coletivas, onde os participantes desenvolvem experiências coletivas.

 

Data limite para envio de propostas de trabalho
15 de Março
Comunicação da aceitação das propostas
25 de Março
Inscrição antecipada com desconto
Até 30 de Abril
Envio dos textos finais
Até 15 de Abril
Congresso
30 de Maio - 1 de junho

 

 

Todos os participantes receberão um certificado. Os participantes do evento em Guimarães que sejam professores portugueses poderão solicitar um certificado de formação acreditado com 0,6 crédito

 

Será publicado um CD com as atas digitais do Congresso com ISBN . Todos os participantes que o desejarem poderão enviar um texto ou ensaio visual completo segundo norma APA para as atas digitais do Congresso até 15 de Abril.
Tanto os participantes do congresso físico como os participantes do congresso virtual poderão enviar um texto ou ensaio visual para as atas do congresso.
Só serão publicados os textos dos participantes que se inscreverem e pagarem as taxas do congresso.

 

organização

Testimonials

Associação de Professores de Expressão, Comunicação Visual e Rede Ibero Americana de Educação Artística com o apoio do Agrupamento de Escolas Prof. João de Meira
apoio