Registo: CCPFC/ACC-100089/18, Nº de horas acreditadas: 12,
Modalidade: Curso de Formação, Destinado a: Professores dos Grupos 240 e 600)

Preço Associados com as quotas em dia: 35 Euros/ Não Associados 60 Euros

Locais: Porto e Lisboa

Datas: Janeiro 2020

As inscrições abrem em Setembro 2019

 

 

 

Objectivos a atingir
- Dotar os professores de vocabulário específico da arte contemporânea e do conhecimento da obra de diversos artistas que permitam uma aproximação dos professores à arte contemporânea.
- Incentivar os professores à dinamização de produções artísticas contemporâneas como propostas multimodais de construção de conhecimento.
- Explorar técnicas que possibilitem a produção artística contemporânea como processo de aprendizagem transversal a várias disciplinas.
- Motivar os educadores e professores para que conduzam processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, ou seja, o questionamento, possibilitando o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa.

Conteúdos da acção
- a produção artística contemporânea: apresentação de conceitos da arte contemporânea e do trabalho de alguns artistas contemporâneos
Metodologias de realização da acção
Sessões teóricas (3h): introdução; 
2 Sessões práticas de trabalho individual e de grupo (9h): experimentação de técnicas artísticas contemporâneas com vista à produção de uma obra artística.

 

Regime de avaliação dos formandos
Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso. De acordo com o regulamento interno do CFAN-APECV do sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: 1) assiduidade; 2) trabalho realizado; 3) participação; 4) relatório individual.

Bibliografia fundamental
Oliveira, M. (2015). Arte Contemporânea para uma Pedagogia Crítica. Porto: APECV 
Saldanha, A. & Torres de Eça, T. (2016). Artes Visuais na Educação. Viseu: Edições APECV
 

Sobre as formadoras: Angela Saldanha ( Porto); Marta Ornelas ( Lisboa) .