INSCRIÇÕES

Registo: CCPFC/ACC-100093/18, Nº de horas acreditadas: 15,
Modalidade: Curso de Formação, Destinado a: Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Preço Associados com as quotas em dia: 40 Euros/ Não Associados 65 Euros

 

 

Razões justificativas da acção e a sua inserção no plano de actividades da entidade proponente
A arte contemporânea é pouco abordada no jardim de infância e escolas do primeiro ciclo. No entanto é possível trazer processos de arte contemporânea para este nível de ensino , Conhecer os seus materiais e técnicas e as questões que levanta é importante para que os professores(as) e educadores(as) trabalhem a arte na escola de um modo interdisciplinar e criativo . Este curso, de vertente prática, pretende explorar a arte contemporânea como uma forma de expressão artística experimental e multidisciplinar, promovendo a aproximação dos professores à produção artística que reflecte e questiona o presente.

Objectivos a atingir
- Dotar os professores de vocabulário específico da arte contemporânea e do conhecimento da obra de diversos artistas que permitam uma aproximação dos professores à arte contemporânea.
- Incentivar os professores à dinamização de produções artísticas contem porâneas como propostas multimodais de construção de conhecimento.
- Explorar técnicas que possib ilitem a produção artística contemporânea como processo de aprendizagem transversal a várias disciplinas.
- Motivar os educa dores e professores para que conduzam processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, ou seja, o questionamento, possibilitando o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa.

Conteúdos da acção
- a produção artística c ontemporânea: apresentação de conceitos da arte contemporânea e do trabalho de alguns artistas contemporâneos, como Lourdes Castro, Maria José Aguiar, Helena Almeida, Vasco Araújo, Lucia Koch, Vik Muniz, Beatriz Milhazes, Vanyu Krastev, Sharon Lockhart, Louise Bourgeois, Christian Marclay... (1h)
- experimentação de técnicas de produção artística contemporânea (9h)
- apresentação de resultados (2h)

Metodologias de realização da acção
Sessões teóricas (3h): a primeira de intr odução; a segunda para reflectir sobre o processo e a última para avaliar os resultados.
Sessões práticas de trabalho individual e de grupo (9h): experimentação de técnicas artísticas contemporâneas com vista à produção de uma obra artística.

1ª sessão : 15 de Setembro de 2018, 14.30h, Quinta da Cruz. S. Salvador-Viseu

2º Sessão: 6 de Outubro de 2018, 14.30h, Quinta da Cruz. S. Salvador-Viseu

3ª sessão: 10 de Novembro de 2018, 14.30h, Quinta da Cruz. S. Salvador-Viseu

4ª sessão : 24 de Novembro de 2018, 14.30h, Quinta da Cruz. S. Salvador-Viseu

5ª sessão: 15 de Dezembro de 2018,14.30h, Quinta da Cruz. S. Salvador-Viseu 

 

Regime de avaliação dos formandos
Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso. De acordo com o regulamento interno do CFANAPECV do sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: 1) assiduidade; 2) trabalho realizado; 3) participação; 4) relatório individual.

 

Bibliografia

Oliveira, M. (2015). Arte Contemporânea para uma Pedagogia Crítica. Porto: APECV .

Saldanha, A. & Torres de Eça, T. (2016). Artes Visuais na Educação. Viseu: Edições APECV,